terça-feira, 8 de maio de 2012

Residencial Geriátrico: Uma dupla indispensável, a Nutricionista e a professora de Educação Física

Um bom trabalho só é alcançando quando se tem todos os estágios, seja ele em qualquer ramo, área, divisão. Enfim, quando se tem todas as peças é possível montar o quebra-cabeça. E o Residencial Geriátrico da Praia dos Amores têm todas essas peças.
Nutricionista Grasiely
O acompanhamento médico é mais do que necessário, e o acompanhamento de um nutricionista e um profissional de educação física? São peças extras, mas de extrema importância na estrutura de um Lar de Idosos e, a nutricionista Grasiely Perosso e a professora de educação física, Maíra Naman, profissionais do Residencial, explicam a importância e o carinho que tem de trabalhar com os “mais experientes”.
A nutricionista Grasiely explica que uma alimentação balanceada é fundamental para todas as fases da vida, mas principalmente na melhor idade. “Uma alimentação correta nesta fase da vida é de extrema importância, porque em decorrência do envelhecimento muitas pessoas deixam de ter apetite, há também as pessoas com diabetes e outras complicação. Então é importante calcular certinho a quantidade de carboidratos, lipídios e proteínas que cada um deles tem que consumir por dia. Porque o idoso tem perda em grande quantidade, diariamente, principalmente a proteína, com isso ele também precisa repor na mesma velocidade e quantidade”, explica. De acordo com a nutricionista do Residencial Geriátrico, nesta fase da vida as pessoas perdem muita massa magra, o músculo e uma nutrição balanceada auxilia a envelhecer sem sofrer tanto com os problemas trazidos pela idade.
A professora de educação física compartilha o mesmo pensamento, e também diz que o exercício físico é importante em todas as fases da vida. “E se ela, a pessoa, não praticar uma atividade durante sua juventude ou fase adulta, quando ela tiver mais idade, irá sentir mais dificuldades em relação a quem prática exercício regularmente”, relata. “Mas com o um trabalho físico bem elaborado, de acordo com a capacidade de cada um, esta pessoa vai apresentar uma melhora gradativa, e além das funções motoras, a parte cognitiva também terá uma mudança”, conta Maíra, que já presenciou inúmeros destes casos no um ano e meio que trabalha no Residencial.
AMOR AO QUE FAZ
As profissionais revelam que trabalhar com os idosos é uma das grandes paixões de suas vidas. A professora de educação física explica que existem cinco lições para trabalhar com este público. “Paciência, paciência, paciência, amor e amor. Convivendo o dia-a-dia com eles eu aprendi a viver. E, eu não me vejo fazendo outra coisa”, fala Maíra.
A nutricionista diz que é um desafio mostrar o que é bom para eles, e muitas vezes mudar o pensamento de uma vida, mas ela diz que o resultado compensa todo o trabalho. “Por algumas vezes eles, os idosos, demoram a perceber as melhoras, mas eu vejo antes, e quando eles percebem é impressionante como eles se reeducam e fazem o que peço ou o que indico”, conta Grasiely.

Um comentário:

  1. O OLHAR DE YOLANDA

    Entre eu e você
    Existe um enorme abismo
    Que precisa ser vencido
    Com diálogos e confissões.

    Quando estou só
    Sinto falta do seu olhar,
    Quando estamos juntos
    Sinto falta de nos comunicarmos.

    Mantenho ardentemente a esperança
    De um dia tê-la em meus braços.
    Conectar-me com seu corpo
    Em tortuosas ondas de rádio.

    A Timidez uniu-se ao Coma
    Gerando tempestades cerebrais,
    Impedindo a nossa aproximação.

    Quero gritar ao mundo que a amo,
    Mas como posso fazê-lo
    Se os seus olhos insistem me negar?
    Terei que fazer meu papel de bobo
    Ou atuar como um desentendido?

    De repente...
    A sirene do intervalo tocou
    Despertando-me de um sonho distante.
    Tão distante, mas próximo do teu olhar
    ...Yolanda.


    *Este poema é parte integrante do livro (O Anjo e a Tempestade) do escritor Agamenon Troyan.

    ResponderExcluir