sexta-feira, 20 de abril de 2012

Respeito e tolerância são necessários para gerir um residencial geriátrico


“São muitos os desafios à frente de um residencial geriátrico”, disse a empresária Sandra Oliveira Pinto, autora do livro “Uma história de Amor e Dor”, que será lançado em julho. Mas você sabe o que é uma clínica geriátrica?

De acordo com Sandra, proprietária do Residencial Praia dos Amores, a clínica é uma casa de repouso, no Brasil chamada de geriatria ou casa de longa permanência. “É o local que abriga e cuida dos idosos para que eles possam usufruir com qualidade de vida e saúde de sua velhice”, explica.

Quanto aos desafios deste trabalho, segundo a autora, é de principalmente conseguir formar uma equipe de cuidadores realmente responsável e dedicada à causa da Terceira Idade. “Nós temos cerca de 40 profissionais para cuidar de 40 idosos”, conta Sandra, enfatizando que há psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, massoterapeuta, enfermeiros, médico, bem como cozinheiras, auxiliares de cozinha, copeira, além de pessoas que cuidam do jardim, horta e piscina do residencial.

Para a empresária, a maior exigência feita aos profissionais é de que trabalhem com amor, carinho, paciência e principalmente com respeito e tolerância a todos os idosos. “É necessário a dedicação íntima de cada um, pois eles estarão tratando de pessoas com doenças senis, desde bipolaridade, mal de Alzheimer, derrame cerebral (AVC), além de outras problemáticas”, ressalta Sandra.

Tanto a cozinheira Denise Bonesso Andriollo, que trabalha há quatro anos no Residencial Praia dos Amores, como a psicóloga Etanier Zipperer da Silva Quatrin, que trabalha há seis, a maior gratificação é olhar o sorriso de cada idoso ao ser bem cuidado. “Quando os idosos agradecem pela comida, é muito bom”, frisa Denise, lembrando que eles gostam preferencialmente de se alimentar de lasanha, abobrinha esmagada, carne moída e galinha assada.

Etanier, que realiza trabalho individual com cada paciente, suporte psicológico aos familiares, é recursos humanos da empresa, organiza os eventos e passeios com os idosos, e tudo o que se refere ao bem estar e qualidade deles, ressalva que é uma escola de vida trabalhar com estes homens e mulheres que já percorreram uma grande trajetória por este mundo. “Amenizar as dores e vê-los felizes é muito gratificante”, finaliza. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário